Arrufos

Arrufos
"Arrufo" significa briga sem importância entre pessoas que se amam. O título da peça foi inspirado numa pintura do século 19, mas as fontes de pesquisa são diversas, da historiografia à literatura, além da vivência dos atores.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Artes plásticas

Artes plásticas –Entre os artistas brasileiros, tem maior expressão o realismo burguês, nascido na França. Em vez de trabalhadores, o que se vê nas telas é o cotidiano da burguesia. Dos seguidores dessa linha se destacam Belmiro de Almeida (1858-1935), autor de Arrufos, que retrata a discussão de um casal, e Almeida Júnior (1850-1899), autor de O Descanso do Modelo. Mais tarde, Almeida Júnior aproxima-se de um realismo mais comprometido com as classes populares, como em Caipira Picando Fumo.


fonte: http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg10.html

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sobre a Obra

English: Spat

Português: Arrufos
Ano: 1887

Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 89.1 × 116.1 cm (35.08 × 45.71 in)

Localização actual: Museu Nacional de Belas Artes Rio de Janeiro, Brasil

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Poema sobre a obra

''Não há no mundo quem amantes visse
Que se quisessem como nos queremos;
Mas hoje uma questiúncula tivemos
Por um caprichosinho, uma tolice.

- Acabemos com isto! ela me disse,
E eu respondi-lhe assim: - Pois acabemos!
- E fiz o que se faz em tais extremos:
Peguei no meu chapéu com fanfarrice,

E, dando um gesto de desdém profundo,
Saí cantarolando. Está bem visto
Que a forma ali contradizia o fundo.

Ela escreveu. Voltei. Nem Jesus Cristo,
Nem minha Mãe, voltando agora ao mundo,
Foram capazes de acabar com isto!''



















-Por Artur de Azevedo
http://pt.wikisource.org/wiki/Arrufos

Biografia - Belmiro de Almeida


Belmiro de Almeida (Serro, 22 de maio de 1858 — Paris, 12 de junho de 1935). Foi um pintor, desenhista, escultor e caricaturista brasileiro.
Belmiro de Almeida fez seus primeiros estudos de desenho e pintura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Ingressou logo depois na Academia Imperial de Belas Artes, onde teve como professores Agostinho José da Mota, Zeferino da Costa e Souza Lobo.
No final da década de 1880, viajou para a Europa, visitando Roma e Paris. Em Paris freqüentou o ateliê de Jules Lefèbvre, participou de salões e realizou exposições individuais. De volta ao Brasil, ocupou interinamente, de 1893 a 1896, a cadeira de Desenho Figurado na antiga Escola Nacional de Belas Artes, em substituição a Pedro Weingärtner. Em 1916 foi contratado pela escola para reger a cadeira de Desenho de Modelo-Vivo.
Fixou-se definitivamente em Paris no fim da Primeira Guerra Mundial. No Salão Nacional de Belas Artes, conquistou a medalha de ouro de segunda classe em 1894, e a grande medalha de ouro em 1921. Sua obra integra o acervo de importantes instituições como o Museu Nacional de Belas Artes. Ali se encontra que uma de suas telas mais famosas, Arrufos, que traz o poeta e crítico de arte Gonzaga Duque como modelo; também o poeta se inspiraria no pintor para criar um personagem (agrário) do romance Mocidade morta (1899).
(Fonte: Wilipedia- http://pt.wikipedia.org/wiki/Belmiro_de_Almeida)